Get me outta here!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Os animais agem só por instinto?

 Os animais agem só por instinto?



Créditos da imagem: Biólogos na rede – artista: Damian Buzugbe


Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é o instinto! Instinto é uma palavra sinônimo de impulso, significa “agir sem pensar” e é uma ação realizada em casos de necessidade. Quando, por exemplo, estamos diante de uma situação de sobrevivência ou medo, usamos nossos instintos. É algo presente em todos os seres vivos!
O que marca a grande diferença entre “animais” e humanos é que, durante um período evolutivo, nosso cérebro se desenvolveu e nós adquirimos capacidade de pensar, o que resultou na definição de animais como seres irracionais e humanos como seres racionais.
A discussão surgiu quando animais começaram a apresentar comportamentos que, para muitos, não são consideradas instintivos, e sim um possível vestígio de raciocínio. Não é um padrão das espécies em geral e não envolvem necessariamente respostas à sobrevivência. Eis alguns exemplos de tais comportamentos:


  •     Experimentos feitos com polvos comprovaram que eles são capazes de abrir frascos, apertar parafusos e até pegar um sanduíche dentro de uma cesta;
  •    Golfinhos foram vistos arrancando pedaços de poríferas (esponjas do mar) e envolvendo seus narizes com eles, para evitar escoriações (lesões na pele)
  •    Uma leoa readaptada ao seu ambiente natural reconhece o homem que cuidou dela quando filhote, e ao invés de atacá-lo, troca carinhos;
  •     Hachiko, que ficou conhecido por inspirar o filme “sempre ao seu lado”, era um cachorro que ia todos os dias à estação de trem num determinado horário esperar seu dono voltar do trabalho. Um dia, seu dono faleceu enquanto trabalhava, então Hachiko passou o resto de sua vida naquele lugar na esperança de que seu dono retornasse um dia. Depois de 9 anos de espera, Hachiko morreu;
  •    Macacos conseguem controlar braços virtuais através de impulsos nervosos (cerebrais).

 Imagem do projeto "andar de novo"

Para quem acredita que os animais também possuem capacidade de raciocinar, essas informações são mais que o suficiente para serem usadas como provas. Porém, há quem confirme que os animais são irracionais e que o instinto é dominante em toda a sua vida. Para estes, estas atitudes ainda são consideradas instinto, porque expressar emoção não é resultado de um raciocínio. No caso de atitudes consideradas inteligentes, os animais geralmente recebem estímulos para realizá-las, quase sempre o estímulo é comida.



   Imagem do filme "Sempre ao seu lado"



Faça uma pequena investigação:

1    Você conhece algum animal que possui atitudes fora do “comum”? Monte uma tabela indicando se ele recebeu algum estímulo para isso ou se o surgimento de um comportamento novo foi involuntário; se outros animais da mesma espécie ou linhagem evolutiva agem da mesma maneira que o animal observado; e se essa atitude só é exercida diante de alguma situação específica, como por exemplo, quando alguém ordena. Compare os resultados das suas observações com a de seus colegas e anote suas conclusões.


Bibliografia:

Informações complementares:

  •  Vídeo: Gatinho tenta reanimar outro gatinho que morreu, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PlH22OCdhKw
  •  Vídeo: Reação de macacos que são recompensados de maneira diferente, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NQIzuwAeARg


Autoria: 
Maiara Pereira Barreto – (Licencianda em Ciências Biológicas – UFRJ / CCS / FE; 
Bolsista PIBEX – UFRJ)




4 comentários: