Get me outta here!

segunda-feira, 30 de maio de 2016

DO QUE É FEITA A NOSSA CERVEJINHA?

          Uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros é a cerveja. Apreciada não só no nosso país, mas conhecida mundialmente. O Brasil é o 3º maior produtor de cerveja do mundo, com 86,7 bilhões de litros vendidos ao ano (Fonte: BARTOLETTO e JÚNIOR, 2016)Geralmente a cerveja é composta por malte retirado da cevada. Uma pesquisa feita pela USP e UNICAMP mostra que a cerveja brasileira tem 45% de milho na sua composição, e algumas usam arroz também, fontes mais baratas do que a cevada. O que muita gente não sabe é que esse milho que está sendo introduzido nas cervejas provavelmente é transgênico. Variedades transgênicas já equivalem a mais de 89% do total de milho produzido pelo país. Então, perguntamos: o que estamos bebendo afinal?





                            Quando e como surgiu a cerveja ?
                       Sabemos que o homem conhece o processo de fermentação há mais de 10.000 anos e obtinha nessa época, mesmo em pequenas quantidades, as primeiras bebidas alcoólicas. Especula-se que a cerveja, assim como o vinho, tenha sido descoberta acidentalmente, provavelmente fruto da fermentação não induzida de algum cereal. Afirma-se que a descoberta da cerveja se deu pouco tempo depois do surgimento do pão. Os Sumérios e outros povos teriam percebido que a massa do pão, quando molhada, fermentava, ficando ainda melhor. Assim teria aparecido uma espécie primitiva de cerveja, como "pão líquido". Várias vezes repetido e melhorado este processo deu origem a um gênero de cerveja que os Sumérios consideravam uma “bebida divina”, a qual era, por vezes, oferecida aos seus deuses.                                                                                                                                   Fonte: ww.cervejasdomundo.com/Na_antiguidade.htm



     O fato é que para obterem mais lucro com as vendas as empresas misturam outros componentes na cerveja. Cevada, lúpulo e água são conhecidos pela como as matérias-primas principais para a fabricação da cerveja. A legislação brasileira permite que boa parte da cevada pode ser substituída por adjuntos como milho, arroz, trigo, centeio, aveia e sorgo. Porém, a substituição da cevada não deve ultrapassar 50% da composição do produto. Caso outro cereal seja utilizado em maior proporção que a cevada, o produto deve ser chamado pelo nome do vegetal predominante, como“cerveja de trigo”, por exemplo. Os suplementos mais utilizados pela indústria cervejeira são o xarope e a sêmola de milho e arroz.


Mas este tema é polêmico:
As cervejarias não são obrigadas a descrever detalhadamente todos os ingredientes existentes na cerveja e, normalmente, usam o termo genérico cereais não maltados, ao invés da especificação de cada produto que a constitui”, afirma Sílvia Fernanda Mardegan, coordenadora de uma pesquisa promovida pelo Laboratório de Ecologia Isotópica no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, em Piracicaba.‘’Com base nesses dados, descobrimos que, do total de cervejas pesquisadas, apenas 21 utilizam somente cevada. Por outro lado, os valores isotópicos de 16 cervejas brasileiras indicam a presença de aproximadamente 50% de milho em sua composição”.

Por outro lado, temos os argumentos das industrias de cerveja. A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) declarou “que nenhuma das cervejas de suas associadas apresenta qualquer traço de transgenia no produto final e todas seguem exemplarmente as determinações legais”.A cervejaria Heineken foi objetiva e declarou que a utilização de produtos transgênicos“não ocorre em sua produção”. 
A Ambev, responsável pela produção das marcas de cervejas Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia, Original, Polar, Serramalte, Skol 360º, Antarctica SubZero, Budweiser, Stella Artois, Quilmes, Leffe e Hoegaarden, disse que não utiliza milho transgênicos em seus produtos.

O que nós consumidores podemos fazer é exigir mais fiscalização, e esperar mais estudos. Para quem gosta de beber uma cervejinha e não querter a saúde prejudicada aconselhamos participar desse debate.


Questão para debate:
Na sua opinião, o que o consumidor deve exigir quando escolhe uma marca de cerveja?



 Bibliografia :

JÚNIOR, Flávio Siqueira BARTOLETTO, Ana Paula.Cerveja: o transgênico que você bebe?Disponível em: <http://outraspalavras.net/brasil/cerveja-o-transgenico-que-voce-bebe/>. Acesso em: 25 de maio de 2016.

 JÚNIOR, Flávio Siqueira. BARTOLETTO, Ana Paula. O Brasil quer saber: nossa cerveja é transgênica? Disponível em: <http://outraspalavras.net/brasil/brasil-quer-saber-saber-nossa-cerveja-e-transgenica/>.Acesso em: 25 de maio de 2016.

HAILER,Marcelo. Produtoras de cerveja negam a utilização de milho transgênico.Disponível em :http://www.revistaforum.com.br/2014/04/25/produtoras-de-cerveja-negam-utilizacao-de-milho-transgenico/. Acesso em: 25 de maio de 2016.

Cervejas do Mundo. História da cerveja - A Antiguidade. Disponível em: <http://www.cervejasdomundo.com/Na_antiguidade.htm>. Acesso em: 25 de maio de 2016.

Autoria :

Juliana Lima de Asevedo -  Licencianda em Ciências biológicas/ Bolsista Pibex




Curta e deixe seu comentário na nossa página do facebook

















0 comentários:

Postar um comentário