Get me outta here!

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

MARACANÃ, DO GASTO PÚBLICO EM REFORMAS AO SUCATEAMENTO?


O estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, foi construído para a Copa do Mundo de 1950. Local de muitos jogos importantes – nacionais e internacionais - recebeu um investimento de 1,3 bilhão de reais do governo do Estado do Rio de Janeiro para ser modernizado para os megaeventos dos últimos anos. O estádio que passou por reformas para a Copa do Mundo de 2014 e para a Olimpíada de 2016, está abandonado! Sem energia elétrica e com o gramado em péssimas condições, não está mais recebendo os jogos que lhe fizeram a fama. Depois da Rio-2016, o Maracanã foi abandonado e sofre com problemas básicos de manutenção, enquanto aguarda a solução de um imbróglio judicial. Neste mês de janeiro, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) revelou uma denúncia ainda mais alarmante: o Maracanã teria sido saqueado por criminosos que levaram diversos objetos, incluindo bustos de bronze históricos. Como pode um Campo esportivo de tamanha importância para o futebol mundial e para a história, ser abandonado dessa maneira?
A expressão imbróglio jurídico ou judicial indica uma confusão
ao nível legal. Muitas vezes algumas
leis são interpretadas de formas diferentes,
o que pode causar algum conflito ou
 confusão. Fonte: Significados.com.


                                                        Blog do Edson Joel
O Maracanã é administrado pela Consórcio Maracanã, liderado pela empresa Odebrecht - a mesma envolvida em uma série de casos de corrupção -, que pediu a rescisão do contrato que permite explorar o estádio. No entanto, tanto a concessionária quanto o governo do Rio de Janeiro jogaram a responsabilidade pelo abandono do estádio no Comitê Rio 2016, considerando que a entidade organizadora da Olimpíada se responsabilizou por entregar o estádio em boas condições, da mesma forma como o recebeu, em março de 2016.
A concessionária exige que o comitê faça reparos em áreas prejudicadas durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, como a cobertura, por exemplo. O comitê, por sua vez, tem dívidas milionárias com seus credores e o Estado se nega a ajudar. Esse impasse envolvendo a administração do Maracanã vem deixando o estádio sem jogos e em processo de deterioração.
O descaso com o principal estádio brasileiro levou a entidade que administra o futebol fluminense a pedir socorro ao governo estadual, chefiado pelo peemedebista Luiz Fernando Pezão.                        
“Se não houver intervenção imediata do Governo para impedir os saques e a destruição do Maracanã, talvez de nada adiante a nossa reunião do dia 17”, alertou Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).
Resta saber até onde vai este impasse, antes que furtem tudo que existe de valor dentro do estádio e tenham que fazer mais obras e ter mais gastos absurdos pagos pelos cariocas.


Questão para debate:
O que você acha sobre o abandono do Maracanã? Quem deve pagar a conta?

Bibliografia:

AGÊNCIA FERJ. SOS Maracanã! FERJ recebe denúncia de furtos no Estádio. Disponível em :<http://www.fferj.com.br/Noticias/View/12594>. Acesso em: 11 de janeiro de 2017.

GAZETA PRESS. Maracanã tem equipamentos furtados e Ferj pede socorro ao Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.foxsports.com.br/news/287976-maracana-tem-equipamentos-furtados-e-ferj-pede-socorro-ao-estado-do-rio-de-janeiro . Acesso em: 11 de janeiro de 2017.


PORTAL DE NOTÍCIAS. Abandonado e sem energia, o estádio do Maracanã é saqueado. Disponível em: <http://www.noticiasdiarias.com.br/abandonado-e-sem-energia-o-estadio-do-maracana-e-saqueado/>. Acesso em: 11 de janeiro de 2017.


Autoria :
Juliana Lima de Asevedo de Avelar Almeida
Licencianda em Ciências Biologicas/ UFRJ
Bolsista Pibex


Curta nossa página no Facebook




0 comentários:

Postar um comentário